terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Opinião: "História de uma princesa obesa e de um dragão que cuspia bolas de sabão" de Sónia Rodrigues e Mayumi Delgado


Opinião:
As histórias para as crianças não são fáceis de contar. E muito menos quando temos um objectivo tão bem definido como o deste livro. Como tratar o problema da obesidade infantil, ao mesmo tempo que se conta uma história, sem ferir nenhum dos leitores e mantendo o interesse das crianças no livro? Não é tarefa fácil, e as autoras conseguiram. Acompanhada de ilustrações bonitas e divertidas, o livro torna-se numa ajuda para as crianças com problemas de peso, um aviso para as outras, ou apenas uma boa história para ler antes de dormir (e para um livro de crianças nem era preciso mais do que isso).

O livro foi-me cedido pela autora Mayumi Delgado, que tem fortes ligações ao Baixo Alentejo.


Sobre o livro:
Era uma vez uma linda princesa... obesa. Esta obesidade condiciona a sua liberdade, impossibilitando (fisicamente) a saída do seu quarto, na torre do castelo.
A tristeza sentida, que acaba por se tornar evidente para todos os que a rodeiam, leva os pais e amigos a tentar ajudar esta princesa no combate à doença.
Uma missão que se revela difícil, mas não impossível.
O dragão do castelo acaba por se destacar como peça central no desfecho desta aventura, que visa alertar crianças, pais e educadores para a necessidade de enfrentar e tratar a obesidade - uma doença que afeta uma em cada três crianças portuguesas.

http://www.historiadeumaprincesaobesa.com/

AUTORAS:
Sónia Rodrigues
Licenciada em Ciências da Nutrição e mestre em Saúde Pública, a exercer funções nos Cuidados de Saúde Primários desde 2006. Formadora desde esse mesmo ano. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas (0356N).

Mayumi Thaís Delgado
Licenciada em Ciências da Nutrição e mestre em Publicidade e Marketing, a exercer funções numa empresa da grande distribuição desde 2005. É ainda autora de artigos científicos, consultora para a Nutrialma® e ministra vários cursos de formação e workshops. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas (0960N).


PREFÁCIO DE:
Pedro Graça
Professor Associado na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-geral da Saúde.


RECOMENDAÇÕES DA AUTORIA DE:
Teresa Herédia
Nutricionista licenciada pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Camilo (São Paulo – Brasil), com reconhecimento pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Fundadora da Nutrialma® é também autora de artigos científicos e coautora de livros de distribuição em circuito científico.

2 comentários:

  1. Olá!
    Muito obrigada pela partilha e pela palavras simpáticas! Espero que tenha gostado da história!
    Bjos

    ResponderEliminar