sábado, 29 de agosto de 2015

Bancos de Livros e Materiais Escolares no Alentejo


Vários Municípios do Alentejo estão a promover campanhas de recolhas de manuais escolares com o objectivo de construir um banco de manuais que possa ser utilizado no próximo ano letivo, já a iniciar em setembro. Chegou-nos a informação que em Évora, Marvão, Ponte de Sôr e Beja as campanhas estavam já a decorrer.
Em Évora, o Banco de Manuais Escolares remonta ao ano de 2012. Pais e alunos são incentivados a trocarem livros escolares já usados por manuais para o novo ano letivo. Estão disponíveis manuais desde o 5º ao 12º ano, que se destinam a estudantes de qualquer escola do concelho. O objetivo é facilitar o estudo e o sucesso escolar, apoiar as famílias nas despesas escolares, assim como promover comportamentos ecológicos e atitudes de cooperação e solidariedade. São vários os pontos de recolha, entre entidades ou instituições que colaboram no projeto. No "Ponto Jovem", da Câmara Municipal, aceitam-se os livros
usados e redistribuem-se, mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição.  Para reforçar a iniciativa, a Câmara promoveu a campanha "Dar e Receber", permitindo a troca de livros por entradas gratuitas nas piscinas municipais.
Em Beja a Biblioteca Municipal e a Loja Social estão a promover em conjunto a campanha "O meu livro foi o teu livro". Os livros usados podem ser entregues em qualquer uma destas instituições e a redistribuição será feita posteriormente, por meio de inscrição na Loja Social. A iniciativa resulta de uma parceria com o Movimento Nacional de Reutilização de Manuais Escolares e tem por objectivo promover a reutilização de Manuais Escolares e preservar o ambiente.
Em Marvão a campanha é promovida através das Ludotecas do Concelho de Marvão, em parceria com o Agrupamento de Escolas, a Associação de Pais, o Banco Alimentar de Portalegre e a Loja Social, e visa, não só a recolha e distribuição de Manuais Escolares, mas também de outros materiais escolares. Pretende-se envolver e sensibilizar toda a comunidade escolar, com o objectivo de maior partilha. O Banco de Materiais e Livros Escolares destina-se aos alunos que frequentam os 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico.
"Passa o Livro" é o nome da campanha apoiada pela Câmara Municipal de Ponte de Sôr, posta em acção, não só por causa da atual conjuntura sócio-económica, como também ambiental. Os manuais podem ser entregues no Centro de Artes e Cultura, de segunda a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Em qualquer destas campanhas, os livros danificados ou já em desuso serão entregues ao Banco Alimentar Contra a Fome no âmbito da campanha "Papel por Alimentos".

Fontes:
http://www.noticiasaominuto.com/pais/421625/banco-de-manuais-escolares-de-evora-lanca-campanha-para-novo-ano-letivo
http://www.radioelvas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=24799:banco-de-materiais-e-livros-escolares-no-concelho-de-marvao&catid=1:regional&Itemid=25
http://spo-franciscofranco.blogspot.pt/2015/07/beja-campanha-o-meu-livro-foi-o-teu.html

Sem comentários:

Enviar um comentário