quinta-feira, 5 de março de 2015

A Casa de Carlos Luís Figueira


Título: A Casa
Autor: Carlos Luís Figueira
Editora: Lápis de Memória

Sinopse:
Biografia romanceada que narra a história da vida de um clandestino nos tempos da ditadura e os riscos a ela associados, desde a casa o­nde reside estar sobre suspeita, e haver fortes probabilidades de ser invadida pela PIDE, passando pelo transporte dos seus pertences para um local mais seguro, cujo motorista da camioneta é um polícia, até ao sofrimento vivenciado pelos desamparos familiares e os momentos e vidas de paixões fortuitas.
Em “A Casa”, o autor vive “Tempos de solidão e desencanto, de tensão permanente, no desconforto de representação de profissões inexistentes, em lugares que tinha conhecido e que de todo lhe eram estranhos. Ao domínio do medo, sensação perturbadora que em muitos momentos o assaltavam e lhe colocavam a terrível interrogação sobre a sua capacidade física de resistência à tortura em caso de prisão”.

Sobre o autor:
Carlos Luís Figueira nasceu em Campo Maior, no ano de 1944, é consultor de empresas, cronista regular, na imprensa regional e nacional, é diretor do mensário Jornal do Baixo Guadiana. Foi aluno da Universidade Livre de Bruxelas em ciências políticas e sociais e mais tarde no Instituto de Ciências Sociais e Políticas de Moscovo.
Regressou clandestinamente a Portugal, como quadro do PCP, em Agosto de 1968, situação em que se manteve até ao 25 de Abril de 1974. Foi membro do Comité Central e da Comissão Política do PCP até ao XVI Congresso. Veio a ser expulso do Partido em 2002, num processo que envolveu Edgar Correia e Carlos Brito.

Sem comentários:

Enviar um comentário