sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Mário de Carvalho vence Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco

O livro de contos "A Liberdade de Pátio" permitiu ao escritor Mário de Carvalho ser distinguido esta quinta-feira com o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, atribuído pela Câmara Municipal de Famalicão e pela Associação Portuguesa de Escritores - APE.

Constituído por sete histórias através das quais evoluem os múltiplos caminhos seguidos pelos processos narrativos do autor de "Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto", "A Liberdade de Pátio" mereceu os votos da maioria dos membros do júri de um prémio que vai já na sua 22ª edição.
Fonte: Expresso


José Manuel Mendes, presidente dos jurados, referiu tratar-se de um livro com "uma qualidade estética invulgar", no qual destaca ainda "a estrutura da narrativa, o fulgor da palavra do escritor e algo novo na obra" como elementos diferenciadores de Mário de Carvalho. "O nome do vencedor surgiu de uma discussão intensa e um debate sério", revelou José Manuel Mendes.

Anúncio no escritório de Camilo
O anúncio do prémio foi feito no escritório de Camilo Castelo Branco, na sua Casa-Museu, em S. Miguel de Seide, Famalicão, onde o escritor viveu os últimos anos da sua vida e onde escreveu algumas das suas principais obras literárias.
Apresentaram-se a concurso 50 obras. O presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, assegurou que a parceria com a APE é "para continuar e aprofundar", pelo que o prémio, no valor de €7.500, continuará a consagrar anualmente autores portugueses ou de países africanos de expressão portuguesa que se distingam na área do conto.

O Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco distinguiu já os escritores Mário de Carvalho, Teresa Veiga (duas vezes), Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa, Maria Judite de Carvalho, Miguel Miranda, Luísa Costa Gomes, José Jorge Letria, José Eduardo Agualusa, José Viale Moutinho, António Mega Ferreira, Teolinda Gersão, Urbano Tavares Rodrigues, Manuel Jorge Marmelo, Paulo Kellerman, Gonçalo M. Tavares, Ondjaki, Afonso Cruz, A.M. Pires Cabral e Eduardo Palaio.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/mario-de-carvalho-vence-grande-premio-de-conto-camilo-castelo-branco=f891969#ixzz3F4BVWgNT

Sem comentários:

Enviar um comentário