sábado, 11 de outubro de 2014

Biblioteca Municipal de Grândola reabre após trabalhos de requalificação num investimento de 22 mil euros

Fonte: local.pt

~
A Biblioteca Municipal de Grândola reabriu ao público dia 4 de outubro após a conclusão da 1ª fase das obras de requalificação.

A intervenção agora realizada centrou-se no tratamento do pavimento, alteração da iluminação e pintura interior ao nível da Sala de Leitura de Adultos, Átrio, Auditório e espaço dos serviços técnicos.

A Biblioteca Municipal de Grândola, inaugurada em 1989, tem um fundo documental constituído por um vasto e diversificado conjunto de documentos (cerca de 33 mil), em diversos suportes, organizado por áreas temáticas. Inclui monografias, publicações periódicas, documentos multimédia, e documentos audiovisuais, de ficção e não-ficção. A maior parte dos documentos encontra-se em livre acesso e pode ser objeto de consulta local ou de empréstimo domiciliário.

Este equipamento cultural desenvolve-se a partir do átrio em tês pisos, nos quais se distribuem os diversos setores, colocados ao serviço da população. No Rés-do-chão situam-se o Átrio – espaço para receção e atendimento aos utilizadores, inscrição de leitores e serviço de empréstimo domiciliário; Sala de Leitura de Adultos – consulta em livre acesso e empréstimo domiciliário de um fundo documental diversificado; Sala Polivalente – área destinada à realização de pequenas exposições, colóquios, debates, conferências, recitais, encontros com autores, ações de formação/sensibilização e outras ações de promoção do livro e da leitura e os serviços técnicos.

O 1º Piso é constituído pela Sala de Leitura para Crianças e Jovens com zonas para consulta local para leitura informal, uma Sala do Conto e um Gabinete de Trabalho e de atendimento aos utilizadores; Sector Multimédia – composto por cinco postos de consulta, com acesso gratuito à Internet, a conteúdos em CD ROM, permitindo ainda a realização de trabalhos pessoais e Sector de Audiovisuais – zona destinada à utilização de DVD e de videocassetes (ficção e não-ficção).

Na Cave situam-se a Sala de Exposições – espaço preferencial para a realização de exposições temporárias e o Depósito – espaço destinado a guardar documentos não disponíveis em livre acesso.

A Biblioteca Municipal disponibiliza também um vasto conjunto de serviços de extensão bibliotecária como a Biblioteca Itinerante, a Biblioteca na Praia, a Biblioteca no Jardim; serviços culturais e educativos de planeamento e organização de diferentes atividades e projetos de promoção do livro e da leitura, como “Ler faz Crescer” dirigido às crianças e alunos do pré-escolar e do ensino básico do concelho, “Baús de Livros” projeto de troca de báus de livros entre todas as salas de ensino pré-escolar do concelho, “Animação do Livro e da Leitura para Todos” sessões de animação realizadas no segundo sábado de cada mês, “Livros em Cadeia” ações de mediação de leitura em contexto prisional (Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz) e “Ações de Animação da Leitura para a Cercigrândola”.

De referir também o Catálogo Informatizado que Integra os registos referentes a todos os documentos monográficos, audiovisuais e multimédia da Biblioteca Municipal. Permite diferentes tipos de pesquisa e o acesso pode ser feito diretamente pelo utilizador. O catálogo está também disponível on line, através do sítio www.cm-grandola.pt.

Recorde-se que a Biblioteca Municipal de Grândola completa no final de Outubro 25 anos. Do programa comemorativo a anunciar em breve, fazem parte encontros com autores, espetáculos de teatro para a infância e cinema de animação.

Sem comentários:

Enviar um comentário