sábado, 14 de junho de 2014

Opinião: "Stories do Alentejo" (coor. de Luis Miguel Ricardo)

Opinião:
O livro parte de uma ideia interessante: a de reunir autores do Alentejo para falar da sua própria região de modo a poder demonstrá-la aos visitantes. Torna-se assim quase que um testemunho, desde costumes e saberes do passado, a uma memória futura do que é hoje o Alentejo.

Não posso deixar de destacar dois contos, que foram os meus preferidos. "A doze léguas de Beja" de Vítor Encarnação, conto que nos fala do encanto e perdição de um estrangeiro por terras Alentejanas; "É como andar de pedalêra" de Luis Miguel Ricardo (o coordenador da obra), um conto perfeito de anti-heróis com quem simpatizamos pela sua genuinidade, e cujo fio narrativo se desenrola em espiral até ao final, sem nos deixar de saborear com as suas partes cómicas e dramáticas.

Destaco ainda os contos de Fernando Évora, Manuela Pina, José Teles Lacerda e de Dora Gago.

Os restantes contos, apesar da sua importância como testemunho e memória, não me encantaram, sobretudo por terem falhado no fio narrativo. Eram aglomerados de situações, de "partes" como dizemos aqui no Alentejo. Encontrei por vezes excesso de expressões populares e exagero na descrição da pronúncia das personagens.

Coordenador: Luís Miguel Ricardo
Autores: Antónia Luísa Silva, Dora Gago, Fernando Évora, Joaninha Duarte, José Teles Lacerda, Luís Miguel Ricardo, Manuela Pina, ;Maria Ana Ameixa, Maria Morais, Miguel Brito de Oliveira, Miguel Morais, Vítor Encarnação.
Editora: Lugar da Palavra


Teaser (sinopse)
Quando os aviões comerciais começaram a rasgar os céus da planície, Zé Aranha, guardador de gado e criador de sonhos, detetou a lacuna e arquitetou o plano de resgate ao desconhecimento dos forasteiros. Idealizou um manual de exploração de itinerários ao sul, imaginou um guia de promoção de saberes alentejanos e, com a inusitada colaboração do compadre Joaquim Zorro, fez nascer as Stories do Alentejo. Treze contos contados por contadores alentejanos, que nos conduzirão aos recônditos mais mágicos e às tradições mais genuínas do imenso Alentejo.

O Projeto
Stories do Alentejo é um projeto editorial (livro), inserido na valência de «Literatura de Viagens», que tem por principal objetivo a promoção do Alentejo (nas vertentes: paisagem natural, arquitetura, tradições, gastronomia, canto e falares) através da magia do conto contado por contadores alentejanos de reconhecido mérito.
São 12 autores e a cada um foi atribuída uma ou mais sub-regiões do Alentejo (de acordo com fatores de ordem motivacional, afetivo e de conhecimento territorial), sendo sua missão criar uma trama dentro desse espaço geográfico. Uma trama, que para além de possuir todos os ingredientes essenciais à narrativa ficcional, constitua também uma proposta cultural e turística para os leitores.
Os locais mais emblemáticos onde se desenvolvem as ações ficcionais estão identificados por coordenadas de GPS.

Os Liks
da página oficial: https://www.facebook.com/StoriesdoAlentejo
filme facebook: http://www.youtube.com/watch?v=SGkYmErHglY

Sem comentários:

Enviar um comentário