domingo, 2 de fevereiro de 2014

450 livros "saem" das prateleiras da biblioteca

Fonte: Município de Monforte

Para além de inúmeras outras intervenções que a Biblioteca Municipal de Monforte tem tido ao longo dos seus 19 anos de existência, comemorados recentemente, é a proximidade que sempre manteve com a comunidade escolar do concelho que mais contribui para distinguir a sua atividade.

phoca thumb l 018-450-livros-saem-das-prateleiras-da-biblioteca-132Essa relação entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas do Concelho de Monforte consolida-se, essencialmente, através da realização de múltiplas iniciativas dirigidas às crianças e jovens que frequentam os estabelecimentos de ensino pré-escolar e dos 1º, 2º e 3º Ciclos, abrangendo igualmente, em muitas situações, os bebés e crianças da Creche da Santa Casa da Misericórdia de Monforte.

“Ao teu colo oiço um conto” e “Dar Vida aos Livros” são duas dessas iniciativas. A primeira destina-se a proporcionar às crianças de colo os primeiros contactos com os livros, suscitando-lhes a curiosidade por esse mundo mágico da leitura, enquanto “Dar Vida aos Livros” envolve os restantes alunos dos referidos ciclos do Ensino Básico.

Todos os meses compreendidos pelos períodos correspondentes aos anos letivos, técnicos da Biblioteca deslocam-se aos estabelecimentos escolares para fazer a leitura de uma história, normalmente encenada, e onde entregam uma mala de madeira que contém obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura e que poderão se requisitadas ao longo desse mês.

Por outro lado, e sendo uma atividade itinerante, um dos principais objetivos destas iniciativas é aproximar as crianças das freguesias rurais do Concelho, mais isoladas, proporcionando-lhes uma forma para que possam usufruir das valências oferecidas por esse serviço do Município de Monforte sem terem que deslocar-se à sede de Concelho.

Ao todo, são 450 os títulos das histórias que saem das prateleiras da Biblioteca Municipal de Monforte e que, assim, se dão a conhecer a dezenas de crianças que, em casa, as partilham com os seus pais, irmãos, avós.

Sem comentários:

Enviar um comentário