quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Opinião: "Fragmentos da Vida de um Autarca" de Manuel Camacho


Primeira obra publicada pelo autor, em autoedição, conta-nos uma série de episódios caricatos, uns mais felizes, outros menos, vivenciados pelo mesmo enquanto exerceu funções autárquicas nas Câmaras Municipais de Beja e de Aljustrel.
O autor revela uma grande honestidade quando, não só relata episódios de finais felizes ou cómicos (como o caso do ministro que adiou uma inauguração por causa da chuva), relata também situações de grande tensão e até desilução (como no caso da biblioteca tunisina).
Ao contrário do que se podia esperar, uma vez que o livro é publicado em plena época de eleições autárquicas, e sendo o autor candidato a Presidente da Câmara de Aljustrel, não vamos encontrar neste livro argumentos de campanha, acusações políticas, promessas eleitorais ou mesmo vanglórias pessoais. Nem isso estaria de acordo com a personalidade do autor. Aqui, o autor mostra-se como pessoa e como autarca e deixa espaço para que o leitor o avalie.

Título: Fragmentos da Vida de um Autarca
Autor: Manuel F. Colaço Camacho
Edição de autor

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Opinião: "O Trilho" de José Saúde

O Trilho de José Saúde é um trabalho de publicação independente do autor. Neste romance acompanha-se a vida de Jesus num tempo e num espaço imaginários mas semelhantes a Portugal, desde os anos 1950 a 2050. O mote serve de demonstração de acontecimentos vividos e de crítica quando chegámos à leitura dos capítulos correspondentes à actualidade e futuro.
O autor conseguiu criar uma história verosímel, mas talvez demasiado semelhante à realidade para se justificara criação de espaço-tempo imaginários. Contudo, a maior fraqueza da obra foi a falta de aprofundamento de certos episódios relatados, assim como um maior envolvimento das personagens secundárias.Como os aspectos positivos do livro destaco a crítica social e o uso do desporto, aspecto tantas vezes preterido pelos nossos autores.

SINOPSE: Um relato da caminhada trilhada por uma família bem nossa conhecida – José, Maria e Jesus – desde o interior alentejano dos anos 50, ainda no século XX, até à urbana Bajú do ano de 2050. Um exercício de futurologia protagonizado por um Jesus contemporâneo, “virado para a era das novas tecnologias”.

Título: O Trilho
Autor: José Saúde
Edição: CCA - Cooperativa Cultural Alentejana
161 páginas

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Biblioteca na Praia em Grândola Promover a leitura em tempo de férias

A Biblioteca na Praia, da Câmara Municipal de Grândola, volta à tranquilidade e beleza da praias de Melides e Carvalhal, até 23 de Agosto, de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 17h.

Promover a leitura em tempo de férias, num serviço gratuito de cultura e informação, é o objectivo do projeto do Município de Grândola, nascido nos anos 90, e que reúne um conjunto de 500 publicações renovadas quinzenalmente. Diariamente são disponibilizados para consulta no local e empréstimo na praia, livros, jornais diários e semanários, revistas, pequenos contos, banda desenhada e alguns livros úteis.

A Biblioteca na Praia destina-se a adultos, jovens e crianças e funciona de forma muito simples: para requisitar um livro ou qualquer outra publicação, basta apresentar no local um documento de identificação.

O Centro Ciência Viva do Lousal volta a associar-se à iniciativa e “Vai a Banhos” com muita ciência e diversão. A Mina da Ciência está dia 8 de Agosto na praia da Comporta e dia 15 na Praia Atlântica-Tróia com um conjunto de atividades onde são exploradas temáticas relacionadas com a água, suas propriedades e utilizações.

Opinião: "Livro" de José Luís Peixoto

Esta opinião foi realizada por Clarinda Cortes e foi publicada, em primeiro lugar, no blog Ler é Viver


Foi com enormes expetativas que parti para a leitura de mais um livro de José Luís Peixoto. 
Não estava à espera de uma escrita fácil, porque a escrita deste autor não o é, assim como não são todas as escritas com cariz poético. Peixoto escreve sentimentos, emoções sem fim, alegria, tristeza raiva, amor, escolhas,…  de uma forma poética muito própria e incomum. Para um autor tão novo é de louvar os seus conhecimentos e a forma de os transmitir. Transporta-nos para dentro dos livros, faz-nos viver/reviver momentos, mexe com todos os sentimentos possíveis e inquieta-nos.
Livro, está dividido em duas partes distintas, adorei a primeira e gostei da segunda. É um livro de personagens e não de personagem, todas elas são importantes no desenrolar da trama. Um livro que me surpreendeu pela originalidade, pela ousadia, é um livro dentro de um livro, diferente, com uma história simples, mas carregada de sentimentos, com técnicas que prendem o leitor de forma enérgica e interessante. Livro fala-nos de um livro, Livro é uma personagem, Livro é um livro que me seduziu!
Livro, só veio consolidar ainda mais a posição deste autor no panorama literário português. Tenho muito orgulho dos escritores que temos e um carinho muito especial por este porque cresceu aqui perto, no meu distrito.
Leiam, quem já conhece ficará encantado e quem  resolver experimentar, não se irá arrepender!
SINOPSE: "Este livro elege como cenário a extraordinária saga da emigração portuguesa para França, contada através de uma galeria de personagens inesquecíveis e da escrita luminosa de José Luís Peixoto. Entre uma vila do interior de Portugal e Paris, entre a cultura popular e as mais altas referências da literatura universal, revelam-se os sinais de um passado que levou milhares de portugueses à procura de melhores condições e de um futuro com dupla nacionalidade. Avassalador e marcante, Livro expõe a poderosa magnitude do sonho e a crueza, irónica, terna ou grotesca, da realidade. Através de histórias de vida, encontros e despedidas, os leitores de Livro são conduzidos a um final desconcertante onde se ultrapassam fronteiras da literatura. Livro confirma José Luís Peixoto como um dos principais romancistas portugueses contemporâneos e, também, como um autor de crescente importância no panorama literário internacional."  
Título: Livro
Autoria: José Luís Peixoto
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 264
Editor: Quetzal

Escritor Urbano Tavares Rodrigues morreu


Urbano Tavares Rodrigues morreu esta sexta-feira. O escritor fazia 90 anos em dezembro. Autor de diversos romances, escreveu também em várias revistas e jornais de renome.
Urbano Tavares Rodrigues lançou o último livro "Escutando o rumor da vida seguido de solidão em brasa" há cerca de um ano.
Escreveu vários romances, mas também em jornais e revistas como o Bulletin des Études Portugaises, a Colóquio-Letras, o Jornal de Letras, Vértice, Nouvel Ovservateur, entre outros.
Foi diretor da revista Europa e crítico de teatro nos jornais O Século e Diário de Lisboa.
Urbano Tavares Rodrigues recebeu vários galardões literários como o Prémio Ricardo Malheiros com a obra uma Pedrada no Charco.

via: TSF