quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Especial Natal

O Natal está a aproximar-se e um livro é dos melhores presentes que se pode dar alguém. Deixem de parte o argumento dos bens essenciais, porque que tem faltas também tem direito a livros, a cultura e a lazer.
Este post pretende dar algumas sugestões de livros que podem oferecer no Natal. Não significa que os têm de comprar todos! Até pode ser que consigam algum por troca. Ou que fiquem curiosos e o vão buscar à biblioteca para ler.


Perdidos é a saga escrita pela autora de Alcácer do Sal, Rute Canhoto, e que conta já com dois volumes: Perdidos e Esquecidos. A trama passa-se na cidade natal da autora, e a protagonista é uma jovem adolescente que entra em contacto com uma realidade fantásitca. E mais não conto. Para os fãs de fantasia. Para mais ver o site da autora.


Para os amantes do humor A minha boca parece um deserto, o mais recente livro do humorista e contador de histórias Jorge Serafim.

Stories do Alentejo é uma colectânea de contos coordenada por Luis Miguel Ricardo e publicada pela Lugar da Palavra. Conta com as participações de Antónia Luísa Silva, Dora Gago, Fernando Évora, Joaninha Duarte, José Teles Lacerda, Luís Miguel Ricardo, Manuela Pina, ;Maria Ana Ameixa, Maria Morais, Miguel Brito de Oliveira, Miguel Morais e Vítor Encarnação.
Stories do Alentejo é um projeto editorial (livro), inserido na valência de «Literatura de Viagens», que tem por principal objetivo a promoção do Alentejo (nas vertentes: paisagem natural, arquitetura, tradições, gastronomia, canto e falares) através da magia do conto contado por contadores alentejanos de reconhecido mérito. Saiba mais aqui.

Outra colectânea de Contos, desta vez promovida pelo Clube dos Poetas Vivos - Admira. Todos os contos versam sobre o Sudoeste Alentejano, em particular sobre o eixo Zambujeira do Mar – São Teotónio, localidades do concelho de Odemira, onde o Clube dos Poetas Vivos promove tertúlias. Conta com as participações de: Luís Miguel Ricardo, João Pedro Duarte, José Teles Lacerda, Fernando Évora e Vítor Encarnação.
Veja aqui a minha opinião.


A Dobra do Crioulinho, de Luis Carmelo e publicado pela Quidnovi é o primeiro romance de uma trilogia que quer olhar para o Portugal mais profundo, leva-nos numa viagem até uma vila que é como um túmulo, cercada pelo mármore, com uma biblioteca à espera de livros, uma livraria de respeito para qualquer bibliófilo, uma barragem de ar trágico e personagens propensos a se deixarem tocar pela loucura.
Saiba mais aqui





 Os Demónios de Álvaro Cobra, de Carlos Campaniço, foi Prémio Literário Cidade de Almada e editado pela  Teorema.
Ao ficcionar uma aldeia alentejana em finais do século XIX - na qual judeus, árabes e cristãos andam às turras e os mitos ganham terreno à realidade -, Carlos Campaniço oferece-nos uma galeria de personagens inesquecíveis, que vão de um anarquista à dona de um bordel ambulante, e recicla de forma original o realismo mágico para revisitar as virtudes e os defeitos das pequenas comunidades rurais do nosso Portugal.









































Sem comentários:

Enviar um comentário