terça-feira, 3 de dezembro de 2013

"Amor e Liberdade de Germana Pata-Roxa" de Fernando Évora

Gostei muito de ler este livro, que se trata de um conjunto de contos com referências a lugares que tão bem conheço e com os quais me identifico, no Alentejo e Algarve, sendo que ler estes contos foi um modo de recordar estes locais e de reviver as suas histórias e costumes.

Passo à crítica a cada um dos contos:

- Cérebro.
No fundo, uma ironia. Neto cientista de um outro cientista, sem nostalgia pela presença do avô num momento alto da sua carreira. Mas talvez seja mesmo melhor o avô estar morto e nunca ficar a saber a descoberta do neto, que alimenta ideologias opostas às suas, mas que afinal derivaram das ideias do avô.

- Caricas Roxas.
Episódio cómico da infância, onde se vê entrelaçar a narrativa com os acontecimentos dos anos 70 em Portugal, sem deixar de transmitir sentimentos de infância que são intemporais.

- Na casa da dona Alzira.
Antigos inquilinos de uma casa reencontram-se, sendo que tal serve para contar um pouco do tempo que partilhavam casa e um pouco dos seus destinos depois disso.

- Natal.
Um conto de Natal com alguns clichés mas que é delicioso: por ter muito humor, personagens castiças, situações caricatas. E uma epifania final, natalícia, claro.

- Liberdade.
Há tanto tempo que não me ria tanto a ler... O conto é uma união perfeita entre encontros e desencontros amorosos de um apaixonado a agir como um típico tonto "emburrecido" e um conjunto de aspectos e identificáveis para que conhece Vila Real de Santo António e Monte Gordo. Sempre com bom humor, excepto mesmo no final, que destoou um pouco com o conto.

- Sucesso.
Através das suas recordações de infância ficamos a conhecer o inesperado percurso de vida de um colega seu. Não esquecer o testemunho histórico e de cultura regional que o conto é.

- Epílogo.
Filosófico e com reflexão, faz ligação aos contos anteriormente, se bem que às vezes de forma forçada.

Amor e Liberdade de Germana Pata-Roxa
Esfera do Caos, 2012
978-989-680-070-3
Amor e Liberdade de Germana Pata-Roxa é um quase livro de contos, que se fundem num final surpreendente. Contos que foram escritos ao longo dos anos, desde 1999 a 2012. Poderemos encontrar aqui os premiados "Caricas roxas" e "Na casa da Dona Alzira", únicos que haviam antes sido publicados na revista "sublimis". Todavia é nos restantes, inéditos, que melhor encontramos a marca do autor. Uma galeria de personagens divertida e, simultaneamente, inquietante.

Sem comentários:

Enviar um comentário