quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Opinião: "O Trilho" de José Saúde

O Trilho de José Saúde é um trabalho de publicação independente do autor. Neste romance acompanha-se a vida de Jesus num tempo e num espaço imaginários mas semelhantes a Portugal, desde os anos 1950 a 2050. O mote serve de demonstração de acontecimentos vividos e de crítica quando chegámos à leitura dos capítulos correspondentes à actualidade e futuro.
O autor conseguiu criar uma história verosímel, mas talvez demasiado semelhante à realidade para se justificara criação de espaço-tempo imaginários. Contudo, a maior fraqueza da obra foi a falta de aprofundamento de certos episódios relatados, assim como um maior envolvimento das personagens secundárias.Como os aspectos positivos do livro destaco a crítica social e o uso do desporto, aspecto tantas vezes preterido pelos nossos autores.

SINOPSE: Um relato da caminhada trilhada por uma família bem nossa conhecida – José, Maria e Jesus – desde o interior alentejano dos anos 50, ainda no século XX, até à urbana Bajú do ano de 2050. Um exercício de futurologia protagonizado por um Jesus contemporâneo, “virado para a era das novas tecnologias”.

Título: O Trilho
Autor: José Saúde
Edição: CCA - Cooperativa Cultural Alentejana
161 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário