sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Opinião: "Livro" de José Luís Peixoto

Esta opinião foi realizada por Clarinda Cortes e foi publicada, em primeiro lugar, no blog Ler é Viver


Foi com enormes expetativas que parti para a leitura de mais um livro de José Luís Peixoto. 
Não estava à espera de uma escrita fácil, porque a escrita deste autor não o é, assim como não são todas as escritas com cariz poético. Peixoto escreve sentimentos, emoções sem fim, alegria, tristeza raiva, amor, escolhas,…  de uma forma poética muito própria e incomum. Para um autor tão novo é de louvar os seus conhecimentos e a forma de os transmitir. Transporta-nos para dentro dos livros, faz-nos viver/reviver momentos, mexe com todos os sentimentos possíveis e inquieta-nos.
Livro, está dividido em duas partes distintas, adorei a primeira e gostei da segunda. É um livro de personagens e não de personagem, todas elas são importantes no desenrolar da trama. Um livro que me surpreendeu pela originalidade, pela ousadia, é um livro dentro de um livro, diferente, com uma história simples, mas carregada de sentimentos, com técnicas que prendem o leitor de forma enérgica e interessante. Livro fala-nos de um livro, Livro é uma personagem, Livro é um livro que me seduziu!
Livro, só veio consolidar ainda mais a posição deste autor no panorama literário português. Tenho muito orgulho dos escritores que temos e um carinho muito especial por este porque cresceu aqui perto, no meu distrito.
Leiam, quem já conhece ficará encantado e quem  resolver experimentar, não se irá arrepender!
SINOPSE: "Este livro elege como cenário a extraordinária saga da emigração portuguesa para França, contada através de uma galeria de personagens inesquecíveis e da escrita luminosa de José Luís Peixoto. Entre uma vila do interior de Portugal e Paris, entre a cultura popular e as mais altas referências da literatura universal, revelam-se os sinais de um passado que levou milhares de portugueses à procura de melhores condições e de um futuro com dupla nacionalidade. Avassalador e marcante, Livro expõe a poderosa magnitude do sonho e a crueza, irónica, terna ou grotesca, da realidade. Através de histórias de vida, encontros e despedidas, os leitores de Livro são conduzidos a um final desconcertante onde se ultrapassam fronteiras da literatura. Livro confirma José Luís Peixoto como um dos principais romancistas portugueses contemporâneos e, também, como um autor de crescente importância no panorama literário internacional."  
Título: Livro
Autoria: José Luís Peixoto
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 264
Editor: Quetzal

Sem comentários:

Enviar um comentário