segunda-feira, 1 de julho de 2013

Cemitério de Pianos by José Luís Peixoto

Cemitério de PianosCemitério de Pianos by José Luís Peixoto
My rating: 5 of 5 stars

Há uns tempos adquiri uma série de livros do José Luís Peixoto. Tinha aquela curiosidade, vinda do facto de ele ter sido colaborador do DN Jovem e dos seus livros terem entrado para a ribalta.
Confesso que li, desisti, não gostei. Este ficou para ali, abandonado na estante, sem que eu tivesse vontade de o ler. Mas como agora tenho aquele projecto de ler autores do Alentejo, resolvi que era altura de ir pegar neste livro.
Fiquei surpreendida pela positiva. O livro é muito bom mesmo. Parece que o autor, nesta obra, deu o salto e se despegou dos livros anteriores e nas temáticas que se repetiam muito.
Com mestria, o autor entrelaça a história de 3 gerações da mesma família.
O discurso e a narrativa (nada linear)é por vezes difícil de seguir. É necessário tomar muita atenção para não se confundirem as gerações entre si.
Aos poucos a confusão vai-se desfazendo, sendo que, para o final, descobrimos segredos que as personagens transportam e explicam os seus comportamentos.

View all my reviews

2 comentários:

  1. Adora este teu projeto.
    O José Luís Peixoto é um dos meus autores preferidos.

    Já leste o "Livro"?
    Vê a minha opinião aqui.

    http://www.lerviverler.blogspot.pt/2012/05/livro-opiniao.html

    ResponderEliminar
  2. Talvez já saibas, mas cá vai.

    http://www.lerviverler.blogspot.pt/2013/07/parabens-jose-luis-peixoto.html

    Deixo também o meu mail para falarmos da tua possível proposta.
    calin-da@sapo.pt

    ResponderEliminar