segunda-feira, 20 de maio de 2013

Abertura da 13ª Edição da Feira do Livro de Évora

Abertura da 13ª Edição da Feira do Livro de Évora

ÉVORA – A Câmara Municipal de Évora apresenta mais uma edição da Feira do Livro a partir do próximo dia 24 de maio e até ao dia 2 de Junho, na Praça do Giraldo. O evento é financiado pelo Oralities Project; Programa «Cultura» DG Educação e Cultura e Teias – Rede Cultural do Alentejo, contando com os apoios da Associação Eborae Mvsica; Departamento de Música da Universidade de Évora e Grupo Coral “Cantares de Évora”.
No evento participam as seguintes livrarias e instituições: Fonte de Letras; Salesiana; Oliveira; Don Pepe; Ria Formosa; Ler com Prazer; Nazareth; Inatel Edições; Livraria Municipal (Câmara de Évora) e Biblioteca Pública de Évora. O certame conta também com um stand do projeto Oralidades.
O horário deste ano será o seguinte: de segunda a quinta, entre as 10 e as 14 e entre as 17 e as 23 horas. Sexta e sábado: das 10 às 14 e das 17 às 24 horas. No domingo, entre as 17 e a 23 horas.
A inauguração tem lugar no dia 24 (6.ª Feira), pelas 18 horas, destacando-se, às 18:30 horas, as Conversas sobre Túlio Espanca “A Cidade de Túlio Espanca”, que inclui leitura de textos do historiador Túlio Espanca sob o olhar de David Freitas. A animação do serão, a partir das 21:30 horas, está a cargo do Grupo Coral da ARPIHF – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Horta das Figueiras.
O lançamento do livro de Carlos Mota Oliveira, pela Ria Formosa, está previsto para dia 25, às 18 horas, estando marcada para as 17 horas a apresentação do livro “Aldebarán e Outros Poemas”, de Alejandro Bruzual (Biblioteca Pública de Évora) e pelas 21 horas, o livro “Senhora da Tapada”, de Pedro Jasmim, pela livraria Salesiana. Às 22 horas, realiza-se a Oficina de Danças Tradicionais do Mundo, com Leónia de Oliveira (Projeto TEIAS).
No dia 26, pelas 18 horas, é lançado o livro “(h)-ortografias”, de António Saias, pela livraria Ria Formosa e, a partir das 21:30 horas, pode escutar os “Sons do Vagar”, com Gil Nave, Isabel Bilou e Susana Bilou Russo.
Dia 27, a partir das 17 horas, decorre a apresentação do jogo Trench, pela livraria Nazareth, um jogo abstrato de estratégia, inspirado na Primeira Guerra Mundial e, às 18 horas, tem lugar a conferência “A Salvação da Humanidade”, da Sociedade Teosófica de Portugal (BPE) e, pelas 21:30 horas, há espetáculo com o TRULÉ – Investigação Formas Animadas, com os “Bonecos do Mundo”, de Manuel Dias (Projeto TEIAS).
O lançamento do livro “O Amargo e Doce Sabor da Vida”, de Alice Ruivo, realiza-se no dia 28, pelas 18 horas, constando ainda, pelas 20 horas, uma Aula Aberta de Cante Alentejano, orientada pelo Mestre Joaquim Soares e também a atuação do Grupo Coral e Etnográfico “Cantares de Évora”, pelas 21:30 horas.
O livro “Faces e Faces da Enfermagem” será apresentado no dia 29, às 18 horas, seguindo-se, pelas 21:30 horas, Combo Jazz, do Conservatório Regional de Évora “Eborae Mvsica”, por Rui Travasso, direção e saxofone, José Ruas, guitarra; André Domingos, percussão; João Pinho, piano; Mariana Correia, voz; Vicente Fortes, baixo elétrico e Inácio Freire, saxofone.
A oficina “Sons da Tradição”, com Gil Nave (Projeto TEIAS) tem lugar no dia 30, a partir das 10:30 horas e, às 18 horas, será o lançamento do livro “Casi todo se estrelló contra la vida corriente”, de Marcela Munoz Molina (poeta chilena). A animação prossegue pelas 21:30 horas, com o Quinteto de Trompetes “Elite Five”, Departamento de Música da Universidade de Évora, com Fabio Oliveira; João Ferreira; Pedro Saraiva; Pedro Gil e David Varela.
O dia 31 maio será preenchido logo às 10:30 horas com a oficina “Sons da Tradição”, por Gil Nave (Projeto TEIAS); estando igualmente previsto o lançamento de dois livros da INATEL Edições, um às 18 horas e outro às 21, culminando o serão com música, a partir das 22 horas, pela Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Évora “Eborae Mvsica”, com Direção de Luis Rufo; 1.º Violinos: Ana Caeiro, Marta Jorge, Bruno Alves, Marta Nogueira e Gonçalo Oliveira; 2.º Violinos: Susana Nogueira, Rita Nabais, Joana Viana, Pedro Francisco e André Fresco; 3.º Violinos: Dmitro Killevy, Bruno Correia, Laura Ferreira e Ana Sofia Placas; Violoncelos: Rogério Medeiros e Alexandra Turlkova; Contrabaixos: Hugo Monteiro e Vicente Fortes e Cravo: Ana Filipa Luz.
No dia 1 junho, o destaque via para a Construção de Instrumentos Musicais, com António Redondo (Projeto TEIAS), a partir das 10 horas. Entre as 14:30 e as 17 horas realiza-se o workshop de escrita criativa “Um passeio pela escrita”. Trata-se de uma pequena viagem ao mundo da escrita, que nos ensina o que é criar e como fazê-lo através das palavras. Com exercícios para desenferrujar as ideias e a criatividade (inscrições até dia 29 de Maio, no site da BPE).
Pelas 17:30 horas, decorre a apresentação do livro “Gato Persa Social Club” e conversa com a escritora Teresa Lopes Vieira à volta dos seus livros e das viagens que os inspiraram. Às 19 horas, é lançado o livro “A Dobra do Crioulinho”, de Luís Carmelo. A partir das 21:30 horas, há teatro, com a “Estória da Galinha e do Ovo” – Teatro Infantil Do Imaginário (Projeto TEIAS), com interpretação de Luís Rufo, João Alface e Susana Russo.
Para o dia 2 está agendado, pelas 18 horas, o lançamento do livro “O Fluviário de Mora por Dentro e por Fora”, de Antonieta Félix, com apresentação de José Pinto Sá (jornalista, tradutor e escritor) e, às 19 horas, é a vez do teatro de marionetas estar em destaque, com a “Formiga e o Coelho”, pelo “Era Uma Vez… Teatro de Marionetas” (Projeto TEIAS), com Ana Margarida Meira Alegria; José Carlos Alegria; e Miguel Meira Alegria. De salientar ainda o lançamento do livro “O ano em que Pigafetta completou a circum-navegação”, de Luís Cardoso, pelas 21 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário